domingo, 7 de novembro de 2010

Cupcake X Whoppie-Pie

No último dia 7, domingo, eu li na Revista O Globo uma matéria sobre o Whoppie-pie. O que é isso? O chef Reginaldo Carvalho, do restaurante Zona Zen, numa matéria para o GNT Gourmet, disse que a consistência da massa é de um biscoito mas que ninguém se arrisca definir se trata de um bolo, uma torta ou um cookie. Eu, sinceramente, também não me arrisco, mas o meu chute seria: um fofinho biscoito recheado. (Leia: http://gnt.globo.com/Gourmet/Noticias/Whoopie--o-novo-hit-das-delicatessens.shtml)

Voltando ao jornal, eu fiquei um pouco intrigada porque o nome da matéria era: "Te cuida Cupcake" e na reportagem vinha dizendo que esse doce estava ameaçando a soberania do mini-bolinho. É para levar isso a sério?

Gente, vamos ter bom senso! Eu sei que tem alguns culinaristas e confeiteiros dizendo isso por aí, mas eu discordo veemente e vou explicar, porque uma coisa não tem nada a ver com a outra. Como eu falei, Whoppie está mais para biscoito e se você olhar muito rápido, corre um sério risco de confundir com um bem-casado. Onde isso lembra um Cupcake? Ele talvez pudesse tomar o lugar do Macarron porque esse, por conta de suas especificidades, ainda não caiu muito no gosto de todo mundo. Mas ainda sim, eles são bem diferentes no que se diz respeito ao paladar. A repórter da matéria comentou que o Macarron lembra um suspiro, e eu concordo. A massa é feita de farinha de amêndoa, super difícil de encontrar uma de boa qualidade aqui no Brasil, e é nesse quesito que está o segredo desse docinho, muuuuuuito famoso na França e uma delícia, por sinal.

Mas voltemos ao X da questão. Pessoal, o Cupcake nada mais é do que um mini bolo com direito a recheio e uma super cobertura. Ele pode ser enfeitado e servido de várias maneiras. Hoje em dia é muito usado como lembranças de casamento, aniversário, chá de panela e afins. Agora o Whoppie é gostoso, mas é para ser servido com um cafezinho ou como sobremesa.

Todo esse meu dasabafo é puramente com o olhar de quem faz delicinhas para festas e afins. Eu não vou dar a minha sentença de morte para os Cupcakes, não mesmo. O Whoppie pode até estar numa mesa de aniversário, casamento e etc, mas certamente ele estará, no máximo, ao lado de um lindo bolinho caprichosamente decorado. Agora, talvez, para os chefs de cozinha, ele pode mesmo estar começando a bombar nos restaurante, cafeterias, docerias e chocolateria por aí. Mas essa, não é a minha praia!

Me diz, podem ser comparados?
Fotos: foodnetwork.com e saintcupcake.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário